O pé diabético

As alterações anatomopatológicas do diabete mellitus são numerosas, acometem o corpo como um todo e de várias formas, principalmente no período avançado da moléstia e na região de transição da perna ao tornozelo e no pé propriamente dito.

A neuropatia diabética e suas alterações da sensibilidade dos pés têm sido as maiores responsáveis pelo aparecimento destas lesões de difícil tratamento e de prognóstico reservado.

Normalmente, o diabético só se dá conta da lesão quando esta se encontra em estágio avançado e quase sempre com uma infecção secundária, o que torna o tratamento extremamente difícil, devido à insuficiência circulatória.

SINTOMAS

Diminuição na sensibilidade térmica e dolorosa e áreas de anestesia são justificativa às tão freqüentes lesões.

Na verdade, o grande problema do diabético – devido à sua falta de sensibilidade – é que só se apercebe da seriedade de seu caso, quando sente o mau cheiro exalado pela gangrena diabética.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito pela história clínica e pelo exame físico da lesão que geralmente é indolor porém extensa e de odor extremamente desagradável devido à necrose úmida que provoca.

TRATAMENTO

É necessário o controle rigoroso da glicemia através da dieta e de insulina ou hipoglicemiantes orais, bem como da limpeza diária e tratamento precoce das lesões – o mais imediato possível e antibióticos. A cirurgia de debridamento e as amputações são procedimentos freqüentes nessa patologia.  A cirurgia arterial direta e as angioplastias são possibilidades que podem ser utilizadas.

CUIDADOS DO PACIENTE DIABÉTICO

O  exame diário dos pés, secar bem os pés, cortar cuidadosa e periodicamente as unhas; não colocar calor local, tipo bolsas de água quente e proximidade com o fogo; exame diário dos sapatos, evitando pregos ou corpos estranhos soltos no interior deles.

  • Unidades ABC

    Santo André:
    Tel/Fax: (11) 4997-6054 / 4997-5092
    Av. Alfredo Maluf, 455 6º Andar - Sala 62
    Camilópolis - Santo André - SP
    Veja o mapa

    São Bernado do Campo:
    Tel/ Fax: (11) 4125-7656 / 4123-1462
    Rua Mediterrâneo, 290 5º Andar - Cj. 56
    Jardim do Mar - São Bernardo - SP
    Veja o mapa

  • Unidade São Paulo

    Tatuapé:
    Tel: (11) 2227-5021 / 2293-3021
    Rua Coronel Joaquim Antonio Dias, 316-A
    Tatuapé - São Paulo - SP
    Veja o mapa

  • Curta nossa página no Facebook